Aprendizado
Geralmente achamos que nosso corpo é responsável por não conseguirmos concretizar certos objetivos, no entanto, existem diversos fatores que inibem nossas atitudes. Nosso cérebro é o principal responsável pela correta conclusão de nossos anseios. Nosso corpo apenas responde à estímulos enviados por nossa mente, quando por exemplo queremos contar até cinco utilizando os dedos da mão, apenas elevamos estes um a um até completarmos cinco. Quando desejamos pegar algum objeto que está a uma certa distância, apenas vamos ao seu encontro e concluímos nosso objetivo. Estas duas situações acima são simples de serem executadas, pois já fazem parte de nosso cotidiano, sendo concluídas quase que inconscientemente, no entanto é nosso cérebro quem envia as mensagens para que estas sejam efetuadas e nosso corpo apenas responde à estes estímulos.
O que ocorre quando nos deparamos como uma nova situação, que até então não havíamos presenciado é que nosso cérebro não tem domínio sobre todos os movimentos que esta ação exige, temos então que tentar executá-la diversas vezes para que a entendamos e nos condicionemos a realizá-la com clareza e exatidão.
A dança por se tratar de uma forma de expressão corporal e muitas vezes por não fazer parte de nosso cotidiano deve ser encarada como uma nova situação e como tal deve ser analisada e executada com harmonia entre cérebro e corpo. Como qualquer nova informação que exija o sincronismo destes dois agentes para ser concluída, só será efetuada com exatidão quando o corpo estiver recebendo corretamente os dados que lhe estiverem sendo enviados.
Devemos nos conscientizar que a expressão corporal é de fundamental importância para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos nossa coordenação motora, trazendo ao nosso cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável, além de estarmos fazendo exercícios físicos que com certeza beneficiarão nosso organismo. A dança como qualquer outra situação inusitada, às vezes nos causa exaustão, no entanto devemos sobrepor a este fator os benefícios que ela pode nos trazer.
"Transcendemos facilmente o limite de nossa compreensão". Sendo assim podemos dizer que as Danças de Salão, através dos movimentos que as constituem, nos causam uma sensação de alívio, de bem estar, de alegria, no entanto é complexo conseguirmos através de palavras explicar como a expressão corporal, através da dança, pode nos trazer tantos benefícios. Cada passo efetuado transporta em seus movimentos, por mais imperceptível que seja, todas as nossas sensações; nosso estado de espírito pode determinar com maior ou menor intensidade a facilidade com que transpomos certos obstáculos.
Lembramos ao dançarino que existem alguns requisitos básicos para que ele possa aprender os ritmos com mais facilidade:
- Tenha confiança no seu potencial, a aprendizagem dos ritmos das Danças de Salão depende, em grande parte, da força de vontade do aluno;
- Ao iniciar a aprendizagem de um ritmo, seja ela sozinha ou monitorada, relaxe, solte seus músculos, deixe a tensão de lado, sinta o ritmo que está sendo executado;
- E por último, o aluno deve ter paciência, pois cada um tem o seu tempo de aprendizagem. Alguns têm mais facilidade de se relaxarem enquanto outros demoram mais a se soltar; lembrando que a perfeição dos movimentos nas Danças de Salão só se dá com muita disciplina e treino.